segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ROSA VERMELHA

Olá, PLATINHOS e PLATÕES do mundo contemporâneo.

Pra quem se despediu no último "post" (em 21 de maio de 2008) dizendo "Até a próxima quinzena!", acho que precisa de um bom argumento pra justificar porque a tal "próxima quinzena" demorou 8 meses pra chegar. Mas, não se preocupem, eu tenho um bom argumento. Vocês podem não acreditar nele, mas o tenho.
Eu estava numa aula de filosofia, com um dos meus grupos de PLATINHOS, quando o relógio parou. Não percebi que os ponteiros estavam parados e, como minha conversa com os
PLATINHOS estava efervescente e produtiva demais, nem tive tempo de olhar pro relógio durante esses oito meses. Ficamos lá... rindo, pensando, refletindo, questionando, criando e aprendendo um com outro. Só nos demos conta que nossa aula tinha que acabar, quando a diretora da escola bateu na porta e avisou que o Papai Noel já tinha chegado e que nossa aula ia ter que parar, pois as crianças tinham que tirar foto com o bom velhinho antes de entrarem em férias escolares. Alguns reclamaram, outros não acreditaram que já tinha se passado tanto tempo, mas, mesmo assim, tiveram que sair, em prol da racionalidade social.

Depois que saímos da sala comecei a reunir todo material produzido e registrado durante nosso longo encontro. O ponto de partida foi o último vídeo postado (SOBRE LARANJAS), na qual três PLATINHAS conversavam sobre qual a lógica que explica a laranja ser a única fruta que não tem um nome, já que a mesma recebe o nome de uma cor. O formato desse filme (que se passava na hora do recreio) me inspirou a criar uma série de episódios que batizei de "BOSQUE FILOSÓFICO". Nesta série de 20 episódios nossos PLATINHOS estão sempre refletindo e conversando sobre um determinado tema durante a hora do recreio. Todos os episódios se passam no bosque da escola, local onde, além de brincarem, fazem também a refeição mais divertida pra uma criança: o lanche da escola.


Em uma de minhas conversas com uma PLATINHA muito especial chamada Vitória, que não é vitória régia, mas sim Vitória Maria, a mesma me contou um pensamento muito interessante que tinha passado em sua cabeça tempos depois dela ter assistido "SOBRE LARANJAS". Ela me disse: "Se todas as flores têm um nome, porque só a rosa tem nome de cor?". Depois de pensar sobre isso, sentamos e falamos sobre quais seriam as soluções para essa questão. O resultado está no vídeo "ROSA VERMELHA", uma nova discussão na mesa do lanche de crianças na hora do recreio. Assista o vídeo, leve essas questões aos seus PLATINHOS em sala de aula e comente os resultado por aqui. Um grande abraço e até daqui 8 meses!

Um comentário:

Amanda disse...

Olá Tio Anderson... enfim ...depois de longos meses de espera eis que vc ressurge.
Como sempre Sensacional ...Sensacional...
e essas crianças nem se fala...
bom vc sabe eu sou suspeita.
Beijos e muitos bosques filosóficos....
Amanda