quarta-feira, 21 de maio de 2008

SOBRE LARANJAS

Olá, PLATINHOS e PLATÕES do mundo contemporâneo.

Qual é a lógica que explica a laranja ser a única fruta que não tem um nome, já que a mesma recebe o nome de uma cor? Cor essa, que muitas vezes não condiz com o nome que lhe atribuem, já que existem laranjas amarelas e verdes também. O fato é que, mesmo encontrando uma explicação científica que se refere à origem do vocábulo, o que ninguém consegue explicar é o porquê de não se existir um nome pra cor e outro pra fruta, levando-se em conta que a banana é amarela por fora, amarelada por dentro, mas ninguém chama a banana de “amarela”, pois essa fruta tem um nome só dela. Mas, enfim, nada é perfeito...

Ops...

Peraí...se nada é perfeito, então por que a palavra "perfeito" existe? Seria um vocábulo inventado com o objetivo de fazer as pessoas dizerem que nada é perfeito. Será? Mas vocês acham que iam inventar uma palavra só pra dizermos que ela não existe?

Não sei a resposta. Mas o importante é levar pra nossa sala de aula questionamentos que mesmo não tendo resposta, possam fazer com que nosso PLATINHO reflita sobre o assunto e assim, passe a, dia-a-dia, exercitar a sua capacidade de reflexão, que é o que fará dele um adulto questionador ou no mínimo, um alguém que leia sua realidade com mais atenção. Além disso, o que temos que objetivar é outra coisa, como diz Matthew Lipman, mais importante do que aproximar as discussões filosóficas do cotidiano de crianças, é aproximar o processo educacional do “filosofar”, o que implica em buscar meios para transformar as salas de aula em pequenas comunidades de investigação.


No nosso vídeo dessa semana, vocês assistirão a uma conversa de três PLATINHAS, que entre outras coisas, procuram descobrir uma explicação para a origem do nome da laranja. E vocês, PLATÕES que atuam em sala de aula, levem esses questionamentos aos seus PLATINHOS e tragam relatos de suas experiências.

Um grande abraço! E até a próxima quinzena!

4 comentários:

Unknown disse...

Se a palavra "perfeição" não existisse, não saberíamos que nada é perfeito...
Será?!
A resposta de sua questão ainda está escondida em algum lugar.
Porém, é confortante saber que graças a pessoas como você, ainda existirão os dispostos a procurá-la.

Beijos!

Anônimo disse...

Estou sentindo falta de atualizações!!!!
falta das suas reflexões!

Elaine Faria, disse...

Olá querido Professor!!
Tambem sou professora de educação Infantil, e em busca de maiores informações sobre Filosofia Infantil para uma postagem no meu blog, tive o prazer de conhecer seu trabalho, já tinha visto alguns de seus vídeos no you Tube, mas agora, tive mais informações. Adorei! E cada vez mais me certifico da importância do pensamento crítico no desenvolvimento dos nossos Platinhos.
Ainda tive a ousadia de colocar alguns de seus vídeos na minha página, tudo bem? Não deixei de citar a fonte, inclusive deixei um link para sua página, respeitando seus direitos autorais.
Espero sua visita para conferir:http://educacaoinfantilonline.blogspot.com/
Qualquer coisa, entra em contato: proelainefaria@yahoo.com.br

Um abraço

Anônimo disse...

bom comeco